EVEREST / MÃE DO UNIVERSO

O EVEREST (OU EVERESTE) É A MAIOR MONTANHA SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA.
ESTÁ LOCALIZADO NA CORDILHEIRA DO HIMALAIA.
SITUA-SE NA FRONTEIRA ENTRE A CHINA E O NEPAL.
EM NEPALÊS, O PICO É CHAMADO DE SAGARMATHA (ROSTO DO CÉU),
E EM TIBETANO CHOMOLANGMA OU QOMOLANGMA (MÃE DO UNIVERSO).
O EVEREST FOI ASSIM CHAMADO POR SIR ANDREW SCOTT WAUGH, O GOVERNADOR-GERAL DA ÍNDIA COLONIAL BRITÂNICA, EM HOMENAGEM A SEU PREDECESSOR, SIR GEORGE EVEREST.
RADHANATH SIKDAR, UM MATEMÁTICO E TOPÓGRAFO INDIANO DE BENGALA, FOI O PRIMEIRO A IDENTIFICAR O EVEREST COMO A MONTANHA MAIS ALTA DO GLOBO, DE ACORDO COM SEUS CÁLCULOS TRIGONOMÉTRICOS EM 1852. CERTOS INDIANOS PENSAM QUE O PICO DEVERIA SER CHAMADO SIKDAR, E NÃO EVEREST.
O MONTE EVEREST TEM DUAS ROTAS PRINCIPAIS DE ASCENSÃO, PELO CUME SUDESTE NO NEPAL E PELO CUME NORDESTE NO TIBETE, ALÉM DE MAIS 13 OUTRAS ROTAS MENOS UTILIZADAS. DAS DUAS ROTAS PRINCIPAIS A SUDESTE É A TECNICAMENTE MAIS FÁCIL E A MAIS FREQUENTEMENTE UTILIZADA.
ESTA FOI A ROTA UTILIZADA POR EDMUND HILLARY E TENZING NORGAY EM 1953. CONTUDO, A ESCOLHA POR ESTA ROTA FOI MAIS POR QUESTÕES POLÍTICAS DO QUE POR PLANEJAMENTO DE PERCURSO, QUANDO A FRONTEIRA DO TIBETE FOI FECHADA AOS ESTRANGEIROS EM 1949.
A MAIORIA DAS TENTATIVAS É FEITA ENTRE ABRIL E MAIO ANTES DO PERÍODO DAS MONÇÕES PORQUE UMA MUDANÇA NA JET STREAM NESTA ÉPOCA DO ANO REDUZ A VELOCIDADE MÉDIA DAS RAJADAS DE VENTO. AINDA QUE ALGUMAS VEZES SEJAM FEITAS TENTATIVAS APÓS O PERÍODO DA MONÇÕES EM SETEMBRO E OUTUBRO, O ACÚMULO DE NEVE CAUSADO PELAS MONÇÕES TORNA A ESCALADA AINDA MAIS DIFÍCIL.

ATÉ O FINAL DE 2001, 1 491 PESSOAS CONSEGUIRAM ALCANÇAR O TOPO, E DELAS 172 NÃO RETORNARAM DA AVENTURA.

fonte - Wikipédia 

Comentários